, , , , , ,

MUNDO DAS FANFICS: LEITORES E AUTORES

sábado, maio 16, 2015



As fanfics existem desde que mundo é mundo. Quando a internet se popularizou, assim como os blogs e sites segmentados, as histórias escritas por fãs, humildemente, foram crescendo a cada dia e entrando na realidade dos jovens leitores. Mas do que se trata esta tal de Fanfiction? Como o nome já diz, é uma ficção de fã, onde escreve-se normalmente sobre um mundo que já existe e damos aos personagens (ou até acrescentamos alguns) destinos que queríamos que eles tivessem tido na história original. 
Em meados de 2007, os sites no Brasil ganhavam ainda mais força. Portais como Nyah! Fanfiction, Fanfics Obsession, Anime Spirit ( hoje conhecido como Social Spirit) e Fanfiction.net, já eram bastante acessados pelos jovens brasileiros.
Mas as histórias não param por aí, de 2013 para cá, os jovens escritores estão publicando seus livros, seja na Amazon, ou por editoras, tendo a oportunidade de receber pelas suas obras. Foi o caso de EL James, escritora de Cinquenta Tons de Cinz
a, que adaptou a trilogia, inicialmente postada na internet como uma fanfic de Crepúsculo, chamada "Mestre do Universo".
Autores brasileiros estão se dando bem também na área das públicas e este é o caso de Erika Alves, que mudou sua fanfic de Crepúsculo, para uma história de romance chamada "O Executivo Tatuado", há quase 2 anos.

"Foi difícil, pois lancei o tatuado de forma independente. Tive ajuda de uma amiga e só. Foi com a cara, coragem e coração aberto. Mas todo esforço foi gratificante. O carinho que recebo dos leitores é o melhor retorno. O tatuado só me dá orgulho.", disse a autora.

Para Erika, o principal conselho, é ser perseverante e saber aceitar críticas das pessoas, já que ao publicar uma história, os autores estão completamente vulneráveis a criticas construtivas (ou não). "Eu não sabia lidar muito bem com isso. Sofri muito. Seja feliz escrevendo. Dê o seu melhor. Faça por amor que o reconhecimento chega. Demora, mas ele vem. E boa sorte", incentiva Erika.








You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá!

    Adorei a publicação! Há um tempo, uma amiga e eu começamos a escrever uma fanfic no Nyah!, mas acabamos desistindo. Tem dias que ainda conversamos sobre continuar, mas acabamos esquecendo. Hahah.
    Realmente, portais assim estão sendo ótimos, principalmente, para a construção de novos autores. Conheço vários que conseguiram crescer através de tal.

    Beijos,
    Império Imaginário | Goulart, F.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Isabelle! Como vai?
    Eu costumava ler muitas fanfics, tipo, muuuuuuuitas fanfics, só que de bandas, não de livros, séries, filmes e tudo o mais, porque eu simplesmente não conseguia ler uma história baseada em um outra história, e até hoje não consigo. Parei de ler fics por causa do tempo e da quantidade de livros físicos que eu pude comprar, já que eu não consigo ler online mais do que uma short, então em imprimia as fanfics e mandava encadernar. Enfim, muitos autores estão mesmo fazendo bastante sucesso a partir de suas fanfics que se tornaram livros, nacionais e internacionais. Eu escrevia fic... hoje penso que deveria ter continuado, hahhaha. Adorei a postagem!
    Beijinhos,
    Karol.
    www.heykarol.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, que saudades das fanfics!!!
    Participei de várias comunidades no Orkut, tanto lendo como escrevendo. Ainda tenho as minhas arquivadas, assim como aquelas que eu mais gostava. Era muito divertido.
    Pena que agora por falta de tempo não escrevo mais. E raramente leio também.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quando criei meu blog eu comecei a escrever uma Fic, mas logo fui ficando sem tempo e acabei não levando a frente. Lendo este post me deu até vontade de tentar de novo ;D

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE

Quer ser um Taverneiro? Coloque seu email e receba todos os nossos novos posts.

Flickr Images